Quem passa diariamente pela Avenida da República, no coração de Santa Izabel do Pará, já percebeu um problema que vem tirando a paciência de motoristas, motociclistas e pedestres: o semáforo próximo ao Supermercado Paraense, que permanece apenas 15 segundos no verde. O resultado é um verdadeiro gargalo no trânsito da principal via da cidade.
Durante o horário de pico, o curto intervalo de abertura não é suficiente para desafogar o fluxo de veículos que se acumulam vindo de diversos bairros. Em poucos minutos, formam-se filas longas, buzinas, atrasos e até pequenos conflitos entre condutores que tentam aproveitar cada segundo do sinal aberto.
A situação afeta diretamente o comércio local, atrapalha o deslocamento de quem está indo ao trabalho ou retornando pra casa e aumenta o risco de acidentes, já que muitos motoristas se veem obrigados a acelerar para não “perder o sinal”.
o problema é antigo e que a solução seria simples: uma reprogramação do tempo semafórico, ajustando o período do verde para algo mais compatível com a demanda da avenida.
O semáforo, que deveria organizar o trânsito, hoje se tornou motivo de reclamação — e um pedido urgente de revisão por parte das autoridades de trânsito do município. Enquanto isso, Santa Izabel segue convivendo com um dos menores tempos de sinal verde da região, em uma das suas vias mais importantes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário