Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sábado, 7 de maio de 2011

UFPA realiza exames preventivos do câncer do colo do útero


Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer do colo do útero é responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano, no mundo. No Brasil, estima-se que, a cada 100 mil mulheres, 18 ficam doentes. Por esses números alarmantes, a Universidade Federal do Pará entrou na luta contra a doença e, a partir desta sexta-feira, 5, estará realizando exames de prevenção destinados às estudantes da Instituição. Os exames serão realizados no Laboratório de Citopatologia, 3º andar do Instituto de Ciências Biológicas, no Campus da UFPA, no bairro Guamá, em Belém. As consultas serão realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h. A ação deve durar o ano todo.

A iniciativa faz parte do Programa de Assistência à Saúde do Estudante da UFPA, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade. “A principal causa da doença é a infecção no colo do útero pelo vírus HPV (Papilloma Vírus Humano), mas, se descoberto na fase inicial, por intermédio do preventivo, o tratamento é simples e a cura é de 100%”, afirma a professora e coordenadora do Projeto, Mihoko Tsutsumi.

Além da coordenadora, outras três pessoas estão envolvidas na realização dos exames. Espera-se que 300 mulheres sejam atendidas durante o ano, já que, em média, a coleta dura em torno de 5 minutos e o exame de 10 a 30 minutos, no total. As coletas podem ser agendadas por telefone ou presencialmente, e o resultado sai logo após uma semana. Apesar de serem direcionados a estudantes, os exames poderão ser feitos por qualquer servidora da Universidade. “Atendemos até mães das pacientes”, destaca a coordenadora.


Vale ressaltar que os exames só poderão ser feitos em mulheres que já possuem vida sexual. As únicas restrições são que evitem manter relações por três dias antes do exame e que não estejam em período menstrual.

“Há sete anos, acontecem as campanhas de prevenção contra o câncer de colo uterino na Universidade, mas nunca foram direcionadas às estudantes, especificamente”, conta Mihoko Tsutsumi. Ela informa, ainda, que, para o próximo semestre, a ideia é incluir exames que previnam o câncer de pulmão. “São 35 anos de experiência e dá para saber quão perigosas são as consequências dessa doença, por isso é importante prevenir”, finaliza a coordenadora.

Serviço:

Exames do câncer do colo do útero

Local: Laboratório de Citopatologia, 3º andar do Instituto de Ciências Biológicas, no Campus da UFPA, no bairro Guamá, em Belém. As consultas serão realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h. Informações: (91) 3201-8429.


fonte: site ufpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários