Total de visualizações de página

DOAÇÕES AO BLOG

Pesquisar este blog

sábado, 30 de março de 2013

O princípio da Impessoalidade e os Prédios Públicos


Olá leitores, dessa vez venho aqui fazer uma breve análise dos referidos prédios públicos com indicação do nome de governantes ou de pessoas ainda vivas que estão em pleno vigor de mandato ou lutando para conquistá-lo.
Primeiro é preciso ver a Legalidade da Administração Pública a qual deve seguir estritamente o que manda a norma do País.
Assim, se a lei se cala, nada pode fazer o administrador, porém só pode atuar dentro dos limites da LEI ( lei no sentido genérico), pois existe os atos vinculados e os discricionários.
A administração possuem vários princípios a serem seguidos (VINCULADOS) pelos gestores e administradores públicos, cito agora os expressos na Constituição Federal de 1988, descrito no artigo 37, caput:
"Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:"

Isso veio para coibir muitas práticas realizadas por gestores e autoridades administrativas e que prejudicavam ou até mesmo beneficiavam alguns grupos políticos.
Irei me ater ao princípio da " IMPESSOALIDADE".
"Princípio segundo o qual a administração se move pelo interesse público e não por interesses pessoais."
A grosso modo, é o interesse público que dita os atos dos administradores e não interesses particulares.
Acredito que ao nomear um bem público ( de interesses Público, voltado para o público) utilizar nome de Autoridade ainda viva, ou pior com mandato eletivo in curso fere o Estado Democrático de Direito e com ele a norma imperativa Estatal e seus princípios como a IMPESSOALIDADE e até a Moralidade.
Tomando partido dessa premissa o MP de Capanema ingressou com a seguinte AÇÃO CIVIL PÚBLICA:

" O Promotor de Justiça Nadilson Portilho Gomes ingressou com Ação Civil Pública, com pedido tutela antecipada, contra o município de Capanema, representado pelo prefeito Elson Aguiar Martins, requerendo a retirada de nomes de pessoas vivas de prédios públicos.

Na ação, protocolada nesta quinta-feira (28), o Ministério Público do Estado requer medida liminar de antecipação da tutela, para obrigar o município de Capanema a substituir os nomes inscritos em todos os bens públicos (prédios, logradouros, vias públicas etc.) que contam com a denominação de nomes de pessoas vivas, em prazo a ser estipulado pela Justiça.

O descumprimento da ação poderá resultar em multa de R$ 1 mil por dia em caso de não atendimento da ordem judicial e, cumulativamente, por cada prédio com nome não trocado. Para o promotor Nadilson Gomes, "essa prática presente no Poder Executivo no Brasil deve ser extirpada diante da Constituição Republicana de 1998, que não se contemporiza mais com o uso do patrimônio público como algo pessoal, para atender interesses de grupos e pessoas favorecidas por quem está no poder".

Para o representante do MPE, a prática remonta ao período colonial, da monarquia, das oligarquias, do coronelismo e da ditadura, "infelizmente, forte na ideologia nacional, a qual ainda entende como normal essa nefasta confusão entre o patrimônio público e o particular".

A Promotoria de Capanema, por ter recebido denúncia encaminhada por meio de ofício pelo procurador regional da República José Augusto Torres Potiguar, instaurou, a 17 de junho de 2012, procedimento administrativo preliminar para apurar o fato de que a Unidade de Pronto Atendimento do município ter recebido o nome do pai do prefeito Elson Martins. Em seguida, foi feito levantamento dos prédios com nomes de pessoas vivas, sendo constatadas inúmeras ocorrências além da empresário Josiel Rodrigues Martins, que dá nome à Unidade de Pronto Atendimento. São elas: José Rodrigues Martins Neto, que dá nome ao Pronto Atendimento Médico; Terezinha Reinaldo, nome de Escola Municipal; Eliane de Matos Leal, nome de Escola Municipal de Ensino Fundamental; Terezinha Travassos da Rosa Costa, Adelina da Silva Rodrigues, Raimundo Costa e Vartier Veríssimo, todos nomes de Creche municipal; e Jaime Nascimento, que dá nome à Câmara Municipal.

A Promotoria de Justiça foi informada pela prefeitura, via ofício encaminhado a 21 de fevereiro de 2012, sobre os prédios com nomes de pessoas vivas, com seus respectivos decretos municipais.

Assim, o MPE constatou que, desde 1982, o Poder Executivo Municipal vinha fazendo homenagens a pessoas vivas, inclusive muitas já falecidas após isso, não sendo encontrados todos os decretos municipais das atribuições de nomes. A 6 de setembro de 2012, o presidente da Câmara Municipal e o prefeito receberam a recomendação para adoção das providências cabíveis para a substituição dos nomes de pessoas vivas dos prédios públicos. Contudo, nada foi feito, além do levantamento, pelo prefeito, e a negativa do presidente da Câmara Municipal, que eximiu-se informando que o Poder Legislativo não tem atribuições para colocar e retirar nomes de prédios públicos.
Fonte: O Liberal e Portal de Capanema ( http://portalcapanema.net/index2.php?pg=noticia&id=4555)""
CONTINUAÇÃO DOS COMENTÁRIOS:

Aqui em Santa Izabel não é diferente, também temos que seguir a CARTA MAGNA BRASILEIRA e respeitar os princípios públicos e não deixar grupos políticos valerem-se de bens públicos para promoção de interesse privado.
Não estou aqui fazendo meramente críticas a "A" ou "B" ou "D", mas estou defendendo a Democracia popular e a força CONSTITUCIONAL a qual o país é submetida inclusive os MUNICÍPIOS.

quinta-feira, 21 de março de 2013

No blog do Thiago Messias

Desculpe amigo vi sua postagem somente agora, mas é interessante ver um belo grupo de jovens atuando pela comunidade, desde já podem contar comigo nas próximas...


Natal solidário do projeto "Sociedade Fraternal", no dia 22 de Dezembro..

O projeto "|Sociedade Fraternal" se prepara para o ano de 2013, e para encerrar o ano e começar o próximo com o pé direito, promovemos um Natal Solidário, no qual doamos algumas cestas Básicas. Desde já, agradeço primeiramente a Deus que nos concedeu este privilégio de ajudar, ao esforço dos membros que correram contra o tempo para conseguir os alimentos, e, agradeço também a todos os que confiaram e contrbuíram com o nosso projeto, doando de coração os alimentos que seriam detribuídos. Não foram muitos, mas, foi o que conseguimos neste curto período de tempo, e conseguimos alcançar 3 famílias.
#Só quando você participa de um trabalho social, você sente a real emoção em ver nos olhos das pessoa a felicidade a qual você está proporcionando a elas.

Muito obrigado a todos que contribuíram, e se você quiser fazer o bem com a gente, nos vemos em 2013, e juntos poderemos contribuir com a nossa cidade de forma direta, para assim, contribuirmos também para uma sociedade menos injusta.

Por: Tiago Messias










Foi Ótimo, e é só o começo!!!

Amigos do blog, se não for muito incômodo, compartilhem, assim poderemos ter mais membros.

fonte: http://tiagomessiasoficial.blogspot.com.br/?spref=fb

sábado, 16 de março de 2013

Ousadia na Inclusão digital isabelense e os direitos humanos






Olá leitores deste humilde blog.
Hoje venho fazer uma análise básica sobre uma postura adotada pelo nosso atual prefeito Dr. Gilberto Pessoa, pois ultimamente, cerca de 3 meses de gestão já estou percebendo a preocupação em efetivar um recente direito humano em Santa Izabel, direito este chamado de "ACESSO À INTERNET".
Atualmente já reconhecido pela ONU, pois algumas revoltas pelo mundo a fora foram programadas pela internet e o Acesso à informação.
Digo isto porque a nossa Constituição no artigo 1º, incisso III: Coloca a "DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA" como princípio das ações do Estado Brasileiro.
Em Santa Izabel, o atual gestor, com o auxílio do Amigo Erisson Fanjás vem se empenhando em realizar uma das maiores inclusões digitais do município inaugurando info-centros ao longo da cidade, incluindo ainda algumas zonas da comunidade rural izabelense.
Veja a reportagem da ONU sobre o ACESSO A INTERNET:


"03/06/2011 19h51 - Atualizado em 03/06/2011 19h51

ONU afirma que acesso à internet é um direito humano.

Relatório pede que países não bloqueiem o acesso à rede.
'Acesso deve ser mantido mesmo em manifestações', diz comunicado.
A Organização das Nações Unidas (ONU) disse nesta sexta-feira (3) que o acesso à internet é um direito humano e que desconectar a população da web viola esta política.
O relatório criticou França e Reino Unido, que aprovaram leis para bloquear o acesso de pessoas que não cumprem acordos de direitos autorais na web, e também países que impedem o acesso às redes sociais para reduzir protestos da população contra governos.
"Enquanto bloquear ou filtrar o acesso de usuários à conteúdos específicos da web, alguns países tomam medidas para cortar o acesso por completo da rede", diz o comunicado. A ONU considera o corte ao acesso à internet, independentemente da justificativa e incluindo violação de direitos de propriedade intelectuais como motivo, "uma violação artigo 19, parágrafo 3 º, do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos".
A ONU pede para todos os países que mantenham o acesso à web em todos os momentos, inclusive durante períodos de instabilidade política, pedindo que os países revejam suas leis de direitos de propriedade intelectual para que não bloqueiem o acesso de usuários.
O comunicado da ONU foi publicado no mesmo dia em que uma empresa de vigilância da internet relatou que dois terços do acesso à internet da Síria se apagaram, o que seria uma resposta do governo do país para as manifestações da população." 
fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/06/onu-afirma-que-acesso-internet-e-um-direito-humano.html

Confira o Programa divulgado pelo Dr. na Internet, um dos seus maiores aliados nesse mandato:


"Programa Municipal de Inclusão Digital- Escola Fernando Guilhon"




Implantação do Programa Municipal de Inclusão Digital



Escola Fernando Guilhon Data: 15 de Março de 2013 (6ª Feira)
Local: Comunidade Santa Terezinha. Início: 17h.
Boa tarde senhores, pais, convidados, lideranças comunitárias, professores e alunos.
Em nome do Exm. Sr. Gilberto Pessoa cumprimento a mesa. Em nome do representante comunitário Gessé cumprimento os demais presentes.
Hoje se inicia nosso Programa de Inclusão Digital na Escola Fernando Guilhon. Como vocês mesmo puderam acompanhar, nossa semana foi altamente corrida, mas conseguimos, ou melhor, vocês conseguiram.
Aqui vocês terão computadores de alta qualidade. Um bom hardware. Além disso, a internet também será compartilhada pra todos.
No próximo dia 21 pela manhã iremos também iniciar no corpo de bombeiros e a tarde iremos inaugurar mais um centro de informática que será no Bairro Novo horizonte. Amanhã mesmo (sábado) vamos nos mobilizar pra que tudo fique pronto até a quinta-feira. Tenho plena convicção que iremos concluir mais essa missão. Considerem-se todos convidados.
Na quarta-feira passada fui a PRODEPA por ordem do prefeito. Tivemos uma reunião de mais de 3 horas com a equipe. Fiquei muito triste com os investimentos que nosso município perdeu em tempos passados. Na PRODEPA tratamos de várias situações, em especial o NAVEGAPARA.
Atualmente temos esse programa em alguns locais da cidade e uma antena na praça matriz que dissipa o sinal, isso é pouco pra nossa demanda.
Contudo, com a articulação que o prefeito tem feito junto ao governo do Estado e a bancada de deputados que vem nos apoiando, posso antecipar excelentes notícias. O sinal do NAVEGAPARÁ será ampliado!
Vejam os locais:
1 – Biblioteca Pública. Assim que instalarmos o sinal lá, colocaremos um roteador com acesso livre. Qualquer pessoa que chegar a biblioteca terá acesso gratuito a internet banda larga de altíssima velocidade. Logo, as pesquisas podem ser feitas de modo convencional em livros ou no notbook, tablets ou smarthfones.
2 – Teremos NAVEGAPARA também na Escola Eurydice Guimarães.
3- Teremos NAVEGAPARA também em nosso laboratório na Escola Guilherme Mártires.
4 – Teremos NAVEGAPARA na escola de Informática em Americano! Isso mesmo!! Americano já está tendo sua escola de informática próxima a praça reformada. Além de ter cursos de informática, terá sinal wireless grátis pra população. Isso será um marco histórico.




Com o laboratório outras ações aconteceram...


Discutimos uma forma mais eficaz a coleta de lixo, está aqui o Gesse de testemunha;
Trocamos toda a instalação elétrica;
Veio um quadro magnético novo;
As lideranças comunitárias se aproximaram mais da escola;
Os alunos tem mais um motivo pra frequentarem a escola;
Amanhã a noite a Secretaria de Saúde terá uma reunião com a comunidade;
Aproximamos nossa comunicaçao com o MEC;
A SEMMA fez a limpeza em conjunto com Secretaria de Obras;


Tudo isso é fruto de um trabalho coletivo, em equipe. Existem pessoas que sequer estão aqui, mas foram fundamentais para que isso fosse possível.


Gilberto...quando me apresentastes seu plano de inclusão digital fiquei assustado. Lembro-me da afirmação que lhe fiz “Dr. isso não da pra fazer agora, acho que até 2016 estaremos apenas com 75% concluído!”.


O senhor me falou “Isso não é pra 2016, isso tem que ser pra agora! O povo não pode mais esperar. Me apresente resultados!”


Essa noite fiz uma reflexão.....tentamos a primeira vez lhe eleger prefeito (ou melhor, o povo tentou), não conseguimos.


Tentamos a segunda vez...dormimos eleitos e acordamos com a eleição perdida.


Na terceira vez conseguimos o objetivo.


Quem estava perdendo tudo isso, todos esses investimentos, não era você Gillberto, quem estava perdendo era o povo!!




sexta-feira, 15 de março de 2013

Aluno do Antônio Lemos Fundamentas é esfaqueado dentro da escola.

Segundo informação mais um caso de barbaridade aconteceu em Santa Izabel dessa vez foi na Escola Fundamental Antônio Lemos, na Feira, Antigo prédio da Escola Padre Marcos.

Segundo informações o aluno esfaqueou outro colega da escola e ambos eram da 6ª série.
Ontem mesmo informei sobre um aluno do doracy que foi esfaqueado e hoje mais um porém em outra escola.
O ALERTA ESTÁ LIGADO!! Autoridades vamos trabalhar que a violência já está demais!!
Um ambiente escolar que deve ter outras qualidades entre elas o companheirismo e respeito com o próximo, Vejamos um vídeo de alguns alunos dessa escola vivendo a realidade que deve ser em uma escola:



Veja a matéria do Blog Revista Santa Izabel Fest sobre o ocorrido:
"

Terror na Escola Antônio Lemos em Santa Izabel

Imagem Ilustrativa
     Na tarde de hoje 15/03 (sexta-feira) por volta das 14:45, aconteceu em Santa Izabel mais uma briga entre alunos, dessa vez a Escola foi Antônio Lemos, localizada na feira da cidade. Dois alunos da 6ª série brigaram, motivo da briga foi por causa de um boné. Segundos relatos de outros aluno foi por que o aluno bateu no boné do outro e o dono do boné revidou com um soco. Não conformado com o soco o acusado pegou uma faca e atingiu seu colega de Escola  com uma facada na cintura. O aluno tentou fugir, sendo que 4 pessoas não foram suficientes para segurar o acusado, o portão da Escola foi fechado e o acusado ficou preso, até a chegada da policia. Os dois são de menor, e serão encaminhados para conselho tutelar da cidade. As aulas imediatamente foram suspensas. Estamos aguardando mais informações.
Fonte: http://revistasantaizabelfest.blogspot.com.br/2013/03/terror-na-escola-antonio-lemos-em-santa.html

quinta-feira, 14 de março de 2013

URGENTE! Aluno do DORACY é esfaqueado!



Urgente! Aconteceu agora a pouco mais um crime bárbaro em nossa querida Santa Izabel.
Um estudante com a farda do Doracy Leal foi esfaqueado em um ramal ao lado da Escola Marieta Emmi, e segundo a própria  vítima que foi socorrida pelos funcionário do Marieta ele teria sido vítima de uma "casinha" por tres elementos ainda desconhecidos.
A ambulância dos bombeiros prestaram os devidos socorros e lavaram o jovem ainda com vida porém muito lesionado com cerca de 10 facadas pelas costas.

terça-feira, 12 de março de 2013

Violência Urbana



Um brilhante texto do Jurista e Profº Damásio de Jesus sobre

"Violência urbana"


 Publicado por Damásio de Jesus      
A violência urbana, que nos faz vítimas todos os dias, consistente em assaltos, agressões físicas, estupros, sequestros, homicídios e tantos outros delitos, não é nova, existindo desde épocas remotas. Atualmente, sua natureza e formas de manifestação expressam-se conforme as condições das cidades, consideradas estas as regiões urbanas que possuem mais de 25 mil habitantes. Dependem das condições sociais e econômicas das comunidades. Assim, nos aglomerados desenvolvidos são cometidos mais crimes contra a propriedade; nos em desenvolvimento, delitos contra a pessoa, como lesões corporais e homicídios.

Experiências com ratos demonstraram que, agrupados em gaiolas, enquanto em pequeno número não se lesavam. Quando, entretanto, maior o número de animais nas gaiolas, aumentavam os ataques entre eles, chegando até à formação de quadrilhas para subtrair alimentos das vítimas. No plano da humanidade, quanto maior o número de habitantes em uma cidade, maior é o de violência urbana. Nos idos de 1970, as cidades, a partir de 200 mil habitantes, começavam a sofrer questões de delinquência e vitimação. Hoje, em face do progresso da tecnologia e dos meios de comunicação e transporte, essas ocorrências têm aumentado significativamente.
Em certos casos, devido à perseguição da polícia, há migração de criminosos para zonas em que a repressão é menos intensa, abarcando sua atividade zonas inteiras, compostas de várias comunidades. É o que ocorre em determinadas regiões do Estado de São Paulo, nas quais, até décadas atrás, passavam-se anos e anos sem a prática de homicídios. Em Marília, interior de São Paulo, durante anos a prática de homicídio era muito rara. Nos dias atuais, a taxa anual de ataques físicos tem aumentado cerca de 30%. É o que ocorre, por exemplo, na cidade de Bauru (SP), em que a taxa de homicídios cresceu 30% nos últimos anos.
Circunstância especial a ser apontada, anote-se, é a construção de centenas de presídios fora dos grandes centros. Ao lado deles, em pouco tempo, mudam-se os familiares de detentos, formando comunidades sem proteção social.
A violência urbana, na faixa de furtos e roubos a mão armada, ocorre geralmente nas grandes cidades, onde o número de vítimas presumivelmente abastadas é maior. Nas cidades menores, a vitimação apontada alcança o tráfico nacional e internacional de seres humanos, onde se acredita viverem vítimas menos experientes do que as de grandes centros. Mas nem sempre isso acontece, uma vez que os autores de pequenos assaltos contentam-se com quantias pequenas de dinheiro, geralmente na casa dos R$ 10 a R$ 200,00, capazes de permitir a compra de doses suficientes de maconha e outras drogas. Recentemente, as companhias de turismo da França recomendaram que os visitantes, quando na cidade do Rio de Janeiro, estivessem com R$ 50,00 para entregar ao ladrão.
A população urbana de hoje é maior do que o total mundial de 2000. Acredita-se que, em um futuro bem próximo, 70% das pessoas passem a viver nas grandes cidades. Entre nós, esse fenômeno social já está ocorrendo há muitos anos, espantando o número de pessoas que, deixando os campos, transferem-se para as cidades. No interior de SP, não é difícil ver abandonadas colônias inteiras de casas de fazendas, onde moravam milhares de famílias de trabalhadores rurais. Nos dias atuais ainda é possível ver, nas regiões de Duartina, Marília e Arealva (SP), fileiras de casas de colonos abandonadas por famílias que fugiram para cidades à procura de vida melhor.
Vindo para os grandes centros, engrossam o número de desabrigados, sem emprego e sem rumo. Em alguns casos, as filhas servem de vítima de tráfico sexual internacional; os filhos às vezes desabam para as drogas e o crime. No interior de São Paulo, temos conhecimento de alguns filhos de antigos sitiantes e trabalhadores rurais que, vindo para as cidades grandes, dada a sua possível ingenuidade e falta de conhecimento dos perigos dos relacionamentos sociais, engrossam a delinquência juvenil e não raro são confundidos pela polícia como componentes de quadrilhas especializadas em comércio de drogas, armas de fogo e pequenos assaltos.
No plano constitucional brasileiro, compete ao Estado, e não ao Município ou à União, a repressão à atividade delinquencial urbana. Dado o aumento da população, os Estados, diante da pequenez da quantia por eles recebida dos valores dos tributos arrecadados pela União, não têm condições de proteger os cidadãos nas suas comunidades. Os Municípios, por razões legais e financeiras, são quase inertes em termos de segurança pública. E as comunidades, pelas mesmas razões, mostram-se prostradas diante dos furtos, roubos e sequestros. O resultado é desastroso, transformando-nos em vítimas pacatas e sem esperança.
Estima-se que, em 2030, 30% dos pobres do mundo inteiro estejam vivendo nas grandes cidades; em 2050, esse número passará a 50%. Desse total, entre 30% e 70% não terão condições sociais de vida (saúde, educação, emprego etc.). Nessa época, no Brasil, pesquisa do final do século passado sobre nosso futuro indicava a existência de 60% de miseráveis. Temos esperança de que isso não ocorra.
A prevenção à criminalidade urbana, inclusive a violenta, só pode ter sucesso por intermédio de uma inclusão humana social, econômica e política. Não se reduz a criminalidade a níveis razoáveis unicamente por meio da lei, definindo novos fatos típicos, agravando a resposta penal e excluindo benefícios. É uma verdade secular, já vivida pelo nosso País há longos anos com enorme prejuízo à segurança pública.
A repressão à violência urbana não se faz à força, como se prendendo criminosos tivéssemos cidades limpas de péssimos indivíduos. Isso se faz, em primeiro lugar, pela educação, esperando-se resultados positivos no futuro.
FONTE: http://blog.damasio.com.br/?p=1962

segunda-feira, 11 de março de 2013


"Curtir" no Facebook pode revelar mais do que se pretende

Modelos matemáticos demonstraram uma precisão de 88% ao diferenciar homens de mulheres e de 95% em distinguir afro-americanos de brancos

Getty Images
Facebook, placa com o botão Curtir
Estes algoritmos também conseguiram extrapolar informações como orientação sexual, se o usuário fez uso de drogas ou se seus pais se separaram
A opção "curtir" no Facebook pode revelar muito mais do que se pretende. Uma pesquisa publicada esta segunda-feira mostra que analisar os padrões destas preferências pode dar estimativas supreendentemente precisas sobre informações pessoais que o usuário não expõe, como raça, idade, QI, sexualidade, etc.
Cientistas da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, e da Microsoft Research, divisão de pesquisas da gigante do softwate americano, desenvolveram um algoritmo que usa as opções "curtir" - publicamente disponíveis a menos que o usuário faça configurações de privacidade mais rígidas - para criar perfis de personalidade, revelando potencialmente detalhes íntimos sobre sua vida.
Estes modelos matemáticos demonstraram uma precisão de 88% ao diferenciar homens de mulheres e de 95% em distinguir afro-americanos de brancos.
Estes algoritmos também conseguiram extrapolar informações como orientação sexual, se o usuário fez uso de drogas ou se seus pais se separaram.
Estes dados podem ser usados em estratégias de propaganda e marketing, mas também poderiam fazer os usuários ficarem retraídos por causa da quantidade de dados pessoais revelados, afirmaram os cientistas.
"É muito fácil clicar no botão 'curtir', é sedutor", afirmou David Stillwell, estudioso de psicometria e co-autor da pesquisa.
"Mas você não percebe que anos depois todos aqueles "curtir" são armazenados contra você", acrescentou.
Stillwell explicou que, embora dados do Facebook tenham sido usados neste estudo, perfis similares poderiam ser produzidos usando outros dados digitais, incluindo buscas na internet, trocas de e-mails e telefonemas.
"É possível chegar às mesmas conclusões com diferentes formatos destes dados digitais", explicou à AFP.
O estudo examinou 8.000 usuários do Facebook nos Estados Unidos, que voluntariamente disponibilizaram suas opções "curtir", perfis demográficos e resultados de testes psicométricos.
Enquanto alguns padrões parecem óbvios - democratas curtiram Casa Branca, enquanto republicanos curtiram George W. Bush -, outros foram menos diretos.
Extrovertidos curtiram a atriz e cantora Jennifer Lopez, enquanto os introvertidos demostraram preferência pelo filme "Batman: o Cavaleiro das Trevas". Aqueles que se disseram "liberais e artísticos" curtiram o cantor Leonard Cohen e o escritor Oscar Wilde, enquanto os conservadores preferiram corridas de Nascar e o filme de comédia "A Sogra".
Em grande parte, as previsões se basearam em dedução, feita a partir de enormes quantidades de dados. Aqueles apontados como homossexuais foram classificados como tais não porque clicaram em sites sobre casamento gay, mas por causa de suas preferências musicais e televisivas, por exemplo.
Cristãos e muçulmanos foram corretamente classificados em 82% dos casos e uma boa precisão nas previsões foi alcançada nos status de relacionamento e uso de substâncias, entre 65% e 73%.
As pessoas com QI mais elevado costumaram curtir o talk show "The Colbert Report" e filmes como "O Poderoso Chefão" e "O Sol é para Todos". Aqueles com QI mais baixo curtiram motos Harley Davidson e Bret Michaels, integrante da banda Poison.
O estudo, publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, é divulgado em meio a um intenso debate sobre privacidade online e se os usuários sabem quanta informação é reunida sobre eles. Outra pesquisa recente demonstrou que os usuários do Facebook começaram a compartilhar mais dados pessoais depois que a rede social revisou suas políticas e interfaces.
Os cientistas de Cambridge afirmaram que os dados sobre as opções "curtir" podem ser úteis para avaliações psicológicas e de personalidade, mas também mostra como detalhes pessoais podem ser tornados públicos sem o seu conhecimento.
"Previsões semelhantes poderiam ser feitas a partir de todo tipo de dado digital, com este tipo de "inferência" secundária, feita com precisão notável - prevendo estatisticamente informação sensível que as pessoas podem não querer que seja revelada", explicou o cientista de Cambridge Michal Kosinski.
Kosinski disse ser "um grande fã e usuário ativo das surpreendentes novas tecnologias, incluindo o Facebook", mas afirmou que o estudo aponta para potenciais ameaças à privacidade.
"Posso imaginar situações em que os mesmos dados e tecnologia são usados para antecipar visões políticas ou orientação sexual, trazendo riscos para a liberdade e até mesmo para a vida das pessoas", afirmou.
Para uma versão mais curta do estudo, os cientistas criaram um aplicativo de Facebook, denominado "You Are What You Like" (Você é o que você curte), que faz uma avaliação da personalidade do usuário, disponível no site http://www.youarewhatyoulike.com/
fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/curtir-no-facebook-pode-revelar-mais-do-que-se-pretende?page=3

Farinha subiu 130% em 12 meses e inflação ficou em 6%


Farinha subiu 130% em 12 meses e inflação ficou em 6%

Produto já é encontrado por até R$ 8 o quilo

11/03/2013 - 15:01 - Economia
Um dos principais acompanhamentos das refeições dos paraenses está ficando cada vez mais raro no prato. A farinha de mandioca já pode ser encontrada custando até R$ 8,00 o quilo. Em alta pelo 10º mês seguido, em fevereiro o reajuste foi de 12,71% e a alta acumulada já chega a 130% nos últimos 12 meses. Enquanto isso, a inflação do período ficou em apenas 6,77%. As informações são da última pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos). O preço é um dos maiores já verificados na história das pesquisas da cesta básica no Pará.
O levantamento mostra ainda que o preço da farinha de mandioca tem oscilado ao longo do tempo, em função de vários fatores, entre os quais as situações de sazonalidade e também fatores ligados à comercialização.
O coordenador do Dieese, Roberto Sena, explica que, atualmente, a maioria da produção ainda é feita de forma artesanal e familiar. Por outro lado, a comercialização em grande parte em feiras e mercados municipais de todo o Pará não é feita pelos produtores, mas sim por atravessadores que, de fato, são quem ditam os preços. 'Este é um dos maiores problemas que envolvem a questão da comercialização do produto, pois entre o produtor e o consumidor final, o preço do quilo da farinha de mandioca mais do que dobra de preço, com isso, perde o produtor que não consegue um preço justo pelo produto e perde o consumidor que paga um preço abusivo pelo mesmo produto, como está acontecendo agora', esclarece.
Esta situação pode facilmente ser observada no novo estudo do Dieese. Nos últimos 12 meses, a alta foi quase generalizada no preço do produto, nas feiras e supermercados da grande Belém. Em fevereiro do ano passado, o quilo da farinha de mandioca foi comercializado, em média, a R$ 2,97. O produto encerrou o ano de 2012 a R$ 5,56.
O produto iniciou 2013 custando, em média, R$ 6,06 e, no mês passado (fevereiro de 2013) estava R$ 6,83. Com isso, o reajuste no preço do quilo da farinha de mandioca no mês passado ficou em 12,71%.
Nos dois primeiros meses de 2013 (janeiro e fevereiro), o produto apresentou uma alta acumulada de preço de 22,84%, contra uma inflação de 1,44%. Nos últimos 12 meses (março de 2012 a fevereiro de 2013), o reajuste acumulado alcançou cerca de 130%, contra uma inflação de 6,77%, calculada para o mesmo período.
As novas pesquisas efetuadas neste inicio do mês de março não mostraram queda no preço do produto. Em alguns locais, o quilo da mesma já superou os R$ 8,00.

Veja a evolução do preço da farinha:


Redação Portal ORM
Foto de capa: Shirley Penaforte/Amazônia Hoje
fonte: http://www.orm.com.br/

domingo, 10 de março de 2013

Inauguração do Espaço S&R, Um novo Local para Eventos em Santa Izabel

No dia 09 de março de 2013, aconteceu a Inauguração do Espaço "S&R" assessoria pedagógica, com o evento alusivo ao dia da mulher foi um sucesso.
O diferencial é que esse espaço poderá ter diversos eventos culturais e outros pedagógicos e acadêmicos.
Faça parte dessa iniciativa! Venha conhecer e participar dos próximos eventos.

Endereço: Rua São Raimundo, S/nº, bairro Centro, Proximo ao Churrasco do Jorjão.






















terça-feira, 5 de março de 2013

Audiência Pública sobre o Transporte intermunicipal de Santa Izabel


Conferência Municipal de Saúde de Santa Isabel do Pará


Acontecerá em breve, segundo o Secretário de Saúde de Santa Izabel. Vejamos:

8a. Conferência Municipal de Saúde de Santa Isabel do Pará nos dias 03 e 04 de abril de 2013 , no clube Thália. Tema : Humanização e Cidadania do Sistema Único de Saúde - SUS. Você é convidado à Cidadania. Participe !

Informações sobre a reunião DNIT

O vereador Josivaldo Lima nos informa:
Foto do Facebook.



"Gostaria de Comunicar a todos que o Sr. David Bessa, Superintendente do DNIT, entrou em contato com a Câmara Municipal, e adiou a reunião que seria realizadada amanhã, para a próxima quinta-feira 07/03/13, sendo a impossibilidade do mesmo estar amanhã em belém, pois encontra-se em Brasília-DF. Pedimos a todos cidadão...s que esperem até quinta-feira para podermos dar uma resposta a todos. Um forte abraço a todos! Vereador Josivaldo Lima; Antonio Carlos, Celito Campos, Valdeci Travessão, Ricardo Amaral, Tony De Souza Lisboa, Rogerio Sousa, Oneide Brito, Zé Rosa, Nunes, Henrique Da Cunha Alexandre, Virgilio Kennedy Kennedy e Luciano."

Curso Para as mulheres dia 09.03.13


Dia 09 de março, sábado, acontecerá um evento de lançamento do espaço S&R Assessoria, no seu novo ambiente para cursos e eventos do gênero da cidade.
Será das 17 as 21 h.

TEMA: " SÓ PARA MULHERES" .
Inscrição :R$ 30,00.
Anexo ao Churrasco do Jorjão
CARGA HORÁRIA: 10h

CONTATO AQUI: ou pelo FONE.
91- 99014684

Morre Hugo Chaves

O presidente da Venezuela Hugo Chávez, ainda 2 meses atrás teve uma morte cerebral, e há dias ele foi desconectado do aparelho ventilador, diz o ex-embaixador do Panamá junto da Organização dos Estados Americanos (OEA) Guillermo Cochez.
Ele também chamou de falsa uma fotografía de Chávez numa sala médica. 
Fonte Google.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Outdoor cai sobre Carro no Colégio Conexão

No Blog do Lino, Está a seguinte notícia:

OUT DOOR DESABA SOBRE VEÍCULOS

Os carros atingidos e populares assistem

     Nesta manhã (28/2) por volta das 11h 50,  uma chuva forte  com bastante vento, provocou o desabamento de parte de um out door, na entrada da Rua João Pessoa com a Av. Pedro Constantino, (ao lado do Colégio Conexão), cuja placa de propaganda, projetou-se sobre dois veículos alí estacionados. Apesar do horário de saída dos alunos daquele estabelecimento, ninguém foi atingido, apenas registrou-se danos nos veículos, sendo um da empresa OrtoLife e o outro de uma professora daquele colégio. 
     Sugere-se uma boa revisão na estrutura dessas placas publicitáriascomo prevensão.,
      Prevenir é sempre melhor." 
Fonte: http://bloglinoliveira.blogspot.com.br/2013/02/out-door-desaba-sobre-veiculos.html

Comentários