Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sábado, 16 de março de 2013

Ousadia na Inclusão digital isabelense e os direitos humanos






Olá leitores deste humilde blog.
Hoje venho fazer uma análise básica sobre uma postura adotada pelo nosso atual prefeito Dr. Gilberto Pessoa, pois ultimamente, cerca de 3 meses de gestão já estou percebendo a preocupação em efetivar um recente direito humano em Santa Izabel, direito este chamado de "ACESSO À INTERNET".
Atualmente já reconhecido pela ONU, pois algumas revoltas pelo mundo a fora foram programadas pela internet e o Acesso à informação.
Digo isto porque a nossa Constituição no artigo 1º, incisso III: Coloca a "DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA" como princípio das ações do Estado Brasileiro.
Em Santa Izabel, o atual gestor, com o auxílio do Amigo Erisson Fanjás vem se empenhando em realizar uma das maiores inclusões digitais do município inaugurando info-centros ao longo da cidade, incluindo ainda algumas zonas da comunidade rural izabelense.
Veja a reportagem da ONU sobre o ACESSO A INTERNET:


"03/06/2011 19h51 - Atualizado em 03/06/2011 19h51

ONU afirma que acesso à internet é um direito humano.

Relatório pede que países não bloqueiem o acesso à rede.
'Acesso deve ser mantido mesmo em manifestações', diz comunicado.
A Organização das Nações Unidas (ONU) disse nesta sexta-feira (3) que o acesso à internet é um direito humano e que desconectar a população da web viola esta política.
O relatório criticou França e Reino Unido, que aprovaram leis para bloquear o acesso de pessoas que não cumprem acordos de direitos autorais na web, e também países que impedem o acesso às redes sociais para reduzir protestos da população contra governos.
"Enquanto bloquear ou filtrar o acesso de usuários à conteúdos específicos da web, alguns países tomam medidas para cortar o acesso por completo da rede", diz o comunicado. A ONU considera o corte ao acesso à internet, independentemente da justificativa e incluindo violação de direitos de propriedade intelectuais como motivo, "uma violação artigo 19, parágrafo 3 º, do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos".
A ONU pede para todos os países que mantenham o acesso à web em todos os momentos, inclusive durante períodos de instabilidade política, pedindo que os países revejam suas leis de direitos de propriedade intelectual para que não bloqueiem o acesso de usuários.
O comunicado da ONU foi publicado no mesmo dia em que uma empresa de vigilância da internet relatou que dois terços do acesso à internet da Síria se apagaram, o que seria uma resposta do governo do país para as manifestações da população." 
fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/06/onu-afirma-que-acesso-internet-e-um-direito-humano.html

Confira o Programa divulgado pelo Dr. na Internet, um dos seus maiores aliados nesse mandato:


"Programa Municipal de Inclusão Digital- Escola Fernando Guilhon"




Implantação do Programa Municipal de Inclusão Digital



Escola Fernando Guilhon Data: 15 de Março de 2013 (6ª Feira)
Local: Comunidade Santa Terezinha. Início: 17h.
Boa tarde senhores, pais, convidados, lideranças comunitárias, professores e alunos.
Em nome do Exm. Sr. Gilberto Pessoa cumprimento a mesa. Em nome do representante comunitário Gessé cumprimento os demais presentes.
Hoje se inicia nosso Programa de Inclusão Digital na Escola Fernando Guilhon. Como vocês mesmo puderam acompanhar, nossa semana foi altamente corrida, mas conseguimos, ou melhor, vocês conseguiram.
Aqui vocês terão computadores de alta qualidade. Um bom hardware. Além disso, a internet também será compartilhada pra todos.
No próximo dia 21 pela manhã iremos também iniciar no corpo de bombeiros e a tarde iremos inaugurar mais um centro de informática que será no Bairro Novo horizonte. Amanhã mesmo (sábado) vamos nos mobilizar pra que tudo fique pronto até a quinta-feira. Tenho plena convicção que iremos concluir mais essa missão. Considerem-se todos convidados.
Na quarta-feira passada fui a PRODEPA por ordem do prefeito. Tivemos uma reunião de mais de 3 horas com a equipe. Fiquei muito triste com os investimentos que nosso município perdeu em tempos passados. Na PRODEPA tratamos de várias situações, em especial o NAVEGAPARA.
Atualmente temos esse programa em alguns locais da cidade e uma antena na praça matriz que dissipa o sinal, isso é pouco pra nossa demanda.
Contudo, com a articulação que o prefeito tem feito junto ao governo do Estado e a bancada de deputados que vem nos apoiando, posso antecipar excelentes notícias. O sinal do NAVEGAPARÁ será ampliado!
Vejam os locais:
1 – Biblioteca Pública. Assim que instalarmos o sinal lá, colocaremos um roteador com acesso livre. Qualquer pessoa que chegar a biblioteca terá acesso gratuito a internet banda larga de altíssima velocidade. Logo, as pesquisas podem ser feitas de modo convencional em livros ou no notbook, tablets ou smarthfones.
2 – Teremos NAVEGAPARA também na Escola Eurydice Guimarães.
3- Teremos NAVEGAPARA também em nosso laboratório na Escola Guilherme Mártires.
4 – Teremos NAVEGAPARA na escola de Informática em Americano! Isso mesmo!! Americano já está tendo sua escola de informática próxima a praça reformada. Além de ter cursos de informática, terá sinal wireless grátis pra população. Isso será um marco histórico.




Com o laboratório outras ações aconteceram...


Discutimos uma forma mais eficaz a coleta de lixo, está aqui o Gesse de testemunha;
Trocamos toda a instalação elétrica;
Veio um quadro magnético novo;
As lideranças comunitárias se aproximaram mais da escola;
Os alunos tem mais um motivo pra frequentarem a escola;
Amanhã a noite a Secretaria de Saúde terá uma reunião com a comunidade;
Aproximamos nossa comunicaçao com o MEC;
A SEMMA fez a limpeza em conjunto com Secretaria de Obras;


Tudo isso é fruto de um trabalho coletivo, em equipe. Existem pessoas que sequer estão aqui, mas foram fundamentais para que isso fosse possível.


Gilberto...quando me apresentastes seu plano de inclusão digital fiquei assustado. Lembro-me da afirmação que lhe fiz “Dr. isso não da pra fazer agora, acho que até 2016 estaremos apenas com 75% concluído!”.


O senhor me falou “Isso não é pra 2016, isso tem que ser pra agora! O povo não pode mais esperar. Me apresente resultados!”


Essa noite fiz uma reflexão.....tentamos a primeira vez lhe eleger prefeito (ou melhor, o povo tentou), não conseguimos.


Tentamos a segunda vez...dormimos eleitos e acordamos com a eleição perdida.


Na terceira vez conseguimos o objetivo.


Quem estava perdendo tudo isso, todos esses investimentos, não era você Gillberto, quem estava perdendo era o povo!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários