Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dica Empresarial: BOCA a BOCA


5 estratégias para falarem bem do seu negócio

O boca a boca pode ajudar a sua pequena empresa a crescer e a clientela aumentar


Homem conversando em um restaurante
Quais são as estratégias para os clientes falarem do meu negócio?
Respondido por Frederico Mafra, especialista em marketing
A divulgação ‘boca a boca’ sempre foi uma das mais eficientes formas de comunicação é tem sua abrangência potencializada pelas redes sociais
Pesquisas mostram que as opiniões das pessoas sobre uma empresa ou um produto têm muito mais relevância e influência no comportamento de potenciais clientes do que qualquer outra forma de comunicação, como anúncios e promoção de vendas. Para os clientes falarem bem da sua pequena empresa, através do ‘boca a boca’, algumas estratégias devem ser consideradas:
1. Busque excelência no produto ou serviço
Ter um excelente produto ou serviço é essencial. Sem produto bom, não há ‘boca a boca’ que funcione positivamente; pelo contrário, o ‘boca a boca’ será um potente divulgador negativo da empresa.
2. Tenha um programa de relacionamento eficiente
O segundo passo é ter um programa de relacionamento com os clientes. Uma empresa que surpreende é comentada; aquela que não faz mais do que o comum não se destaca, não é lembrada e nem comentada.
3. Defina o diferencial da empresa
Uma boa definição do diferencial de mercado da empresa é crucial. Boa reputação, boa imagem, alta satisfação dos clientes, bons produtos e uma marca conhecida são alguns dos ingredientes para fazer com que o ‘boca a boca’ funcione de forma positiva.
4. Monitore as opiniões dos clientes
A empresa não deve se esquecer de acompanhar a opinião que o cliente tem de seus produtos e ações no mercado. Monitorar as opiniões e garantir a satisfação é importante para que o ‘boca a boca’ ajude na divulgação.
5. Use bem as mídias digitais
Por último, deve-se pensar, também, em uma estratégia de utilização das mídias digitais. Hoje, a utilização das mídias digitais tem potencializado o impacto da comunicação ‘boca a boca’. Estar na rede não basta; é importante ter estratégia e saber como usar a rede a favor da divulgação da empresa e de seus produtos.
Frederico Mafra é especialista em marketing e professor do Ibmec/MGEnvie suas dúvidas com a palavra marketing no assunto da mensagem paraexamecanalpme@abril.com.br
fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários