Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Belém tem primeiro casamento gay coletivo

Quarta-Feira, 29/06/2011, 07:44:17
Tamanho da fonte: A- A+
Belém tem primeiro casamento gay coletivo (Foto: Daniel Pinto)

O pedagogo Elvys Tota e o estudante Jairo Santos oficializaram a união (Foto: Daniel Pinto)

A espera das servidoras públicas Ariane Silva e Lorena Taraves foi marcada pelo nervosismo. Sentadas em uma sala reservada, sempre de mãos dadas, elas aguardavam pelo momento com o qual sonharam por um ano. As pernas inquietas, as mãos geladas e a respiração ofegante tomavam conta das duas, mas era Lorena quem demonstrava maior agitação. “Estou bastante nervosa”, era só o que conseguia dizer. Além da ansiedade, as roupas de festa, os cabelos muito bem arrumados, a maquiagem e um pequeno ramo de flores demonstravam que algo de especial aconteceria.

O dia era 28 de junho de 2011, data em que é comemorado o Dia Internacional do Orgulho Gay. O evento: a celebração solene da união homoafetiva de quatro casais. O sentimento predominante que tomou conta do auditório da sede da Defensoria Pública do Estado do Pará não poderia ser outro além da emoção. “É inesquecível como qualquer outro casamento”, expressava Ariane.

A celebração festiva da união entre casais do mesmo sexo aconteceu pela segunda vez em Belém na tarde de ontem. A iniciativa da Defensoria Pública, que já realiza cerca de três contratos de união mensais em período normal, é uma comemoração à data. Diferente da rotina da instituição, a celebração contou com decoração especial. Balões, bandeiras com as cores do arco-íris e um bolo de casamento figuravam entre o cenário do auditório.

“Na celebração fazemos o contrato de união homoafetiva para casais que querem celebrar de forma festiva a união”, afirma a defensora pública e coordenadora de Políticas Cíveis da Defensoria, Rossana Souza.
fonte : dol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários