Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Esse Evento Promete... dia 25 de Janeiro de 2012


No blog do Edilson Veterano, e em alguns cartazes nas ruas, pude perceber que a prefeitura está dando um grande passo para a gestão democrática do Município de Santa Izabel, pois percebi que o enfoque estratégico dessa ação é mostrar a comunidade o que se pode ter e fazer para controlar a "res" "puplica".
Esse evento pode ser visto com muitos significados e consequências:
* A 1ª: - Evolução e consciência coletiva. Porque é a 1ª conferência com esse cunho;

* A 2ª: - "jump" político;Pois como muitos estão sendo convidados e estamos em ano eleitoral é conveniente esse tipo de aparição em público;

* A 3ª: -  A chance para a população ter voz e reivindicar a aplicação dos recursos nas mais diversas obras espalhadas pela cidade;

* A 4ª: - Pode ser entendida como um tiro no pé, se as pessoas começarem a buscar mais afundo informações o que aumentará a fiscalização popular no que está sendo gasto com os recursos públicos, assim como sua destinação e necessidades.

* Acretido que hajam mais significados e consequências para esse evento que irá ocorrer dia 25 de janeiro de 2012, mas ficarei por aqui.
 Ass: Denis Braga.

POSTAGEM DO BLOG DO EDILSON VETERANO

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL!


A CONSOCIAL etapa municipal de Santa Izabel do Pará, foi convocada através do Decreto Municipal nº 161 de 22 de novembro de 2011. Sendo esta etapa integrante da 1ª Conferência Nacional sobre TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL.
No dia 25 de janeiro, vamos levar adiante as idéias que forem eleitas pelos participantes apartir dos eixos temáticos, que são:
I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos;
II - Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública.
III - A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;
IV - Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção;
Os delegados eleitos na etapa municipal, serão representantes do Município na etapa estadual que realizar-se-á nos dias 05 e 07 de março de 2012.


O QUE É UMA CONFERÊNCIA?
Conferência é um processo de diálogo e participação no qual as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos, expondo diversos pontos de vista, deliberam coletivamente, e a partir dos debates, escolhem representantes que levam adiante as idéias que obtiveram a concordância de seus participantes.
O QUE É TRANSPARÊNCIA?
Transparência está associado ao exercício do poder público de tornar compreensível a todos os cidadãos os atos administrativos da gestão municipal, como exemplo as contas públicas.
O QUE É CONTROLE SOCIAL?
É a atividade de promoção e de incentivo à participação da sociedade na gestão pública.
QUAL O OBJETIVO DA CONFERÊNCIA?
Promover a transparência pública e estimular a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.
  •  
     

Um comentário:

Comentários