Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

No blog De AMERICANO:


DIRETO DO BLOG CIDADÃO IZABELENSE


Americano sofre com o fechamento da sub-agência dos Correios e com a deterioração da Escola “Magalhães Barata”

Professora Bete (diretora da EEMB), senhor Pedro (diretor da Associação), Ronaldo Batista (assessor da Associação), Keko (vice-prefeito), Kennedy (Presidente da Associação), doutor Ricardo (convidado), Jorge (representante SEDUC), Arouche (diretor da Associação).

 Jorge, representante da agricultura familiar.

 Para Arouche as autoridades deveriam estar entregando escolas e não discursos de promessas.

Parte das pessoas que participaram do encontro.

A ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DA VILA DE AMERICANO promoveu no dia 17/01 reunião com moradores da localidade para tratar da possível reabertura dos Correios e da reforma da Escola Estadual Magalhães Barata - EEMB, para que foram oficialmente convidados os representantes das duas entidades.
Pela ECT (Correios) deveria se fazer presente a senhora Talina Fernandes da S. Oliveira – Gerente de Agência da EBCT de Santa Izabel, que infelizmente de última hora telefonou para o senhor Kennedy informando que não poderia comparecer
Pela SEDUC que é a responsável pela escola EEMB compareceu o senhor Jorge que é coordenador das reformas das escolas estaduais.
O senhor KENNEDY após compor a mesa abriu a reunião explicando a ausência da representante dos Correios que poderia contribuir com explicações sobre o fechamento e a reabertura da agência, bem como comprovou mediante documentos das dificuldades de relacionamento entre a Prefeitura (por falta de Certidões Negativas de Débitos junto ao INSS e a CEF/FGTS) e a ECT. Sobre a EEMB foram expostas todas as omissões do Estado com a educação, desde a última reforma que ocorreu há 25 anos até a degradação generalizada que se encontra hoje.
Em seguida a professora BETE (diretora da EEMB), deu um depoimento corajoso e detalhado sobre a história da Escola, disse que desde 1987 a escola não sofre reforma, que tem várias rachaduras, que caiu uma viga a qual poderia ter causado ferimentos em usuários, que ventilador de teto se desprendeu voando para o lado e felizmente não atingiu ninguém. A Diretora abriu a caixa das mazelas, e no final foi muito aplaudida.
Posteriormente o senhor Jorge (representante da SEDUC) abriu seu discurso destacando que veio somente para prestar esclarecimentos sobre a reforma do prédio e não iria entrar no mérito político. Defendeu a gestão Estadual, falou sobre as dificuldades do primeiro ano do governo, e que iria iniciar o processo licitatório somente no final de fevereiro/2012, que a reforma duraria aproximadamente (04) quatro meses. Essa era a boa notícia que tinha a dar.
Na sequência a professora NOÊMIA fez uma exposição dizendo que na EEMB funcionavam tanto o ensino fundamental quanto o médio, porque, o ensino fundamental foi municipalizado em 1999, e o município ficou inerte para assumir sua função, causando esse desconforto, pois tudo depende do governo do Estado. Foi além, sugerindo ao representante da SEDUC que qualquer ampliação ou reforma que houvesse os professores e a diretoria deveriam ser ouvidos para adequarem as necessidades das escolas, como: criação de sala de vídeo, espaço para guarda de material, biblioteca, áreas de lazer, etc., com a finalidade de prestarem uma educação de qualidade.
Franqueada a palavra ao senhor Ronaldo Batista, cumprimentou a todos agradeceu ao convite, fez elogios pela coragem da professora Bete (diretora da EEMB) que veio a público expor todas as dificuldades da EEMB, parabenizou a professora Noêmia pelas sugestões. Em seu comentário ao fechamento da miniagência dos Correios de Americano lamentou porque foi uma decisão unilateral e os munícipes não foram ouvidos, disse ainda que tinha informações que a ECT alegava da inviabilidade da miniagência, contudo disse com muita propriedade que além de ser empresa pública tem a FUNÇÃO SOCIAL, que nada mais é a obrigatoriedade de ter esse serviço em todo o Brasil.
Quanto as escolas lamentou as qualidades de todas no Brasil tanto as federais, estaduais, e municipais, donde as instalações são precárias, faltam materiais, salas não climatizadas, e um ensino de qualidade duvidosa. Por fim parabenizou os professores e professoras da rede de ensino público que são uns heróis por prestarem um bom serviço ensino apesar das adversidade.
Para finalizar perguntou ao senhor Jorge representante da SEDUC sobre o prazo de conclusão da obra, foi-lhe dito final de setembro/12, o senhor RONALDO BATISTA lembrou a comunidade que se não houver remanejamento de alunos para outro local o ano letivo ficará comprometido.
Mais tarde o vice-prefeito KEKO agradeceu a todos disse que a prefeitura está sempre apoiando as demandas do município, contudo a professora Noêmia queria ouvir se era verdade que a Prefeitura de Santa Izabel estava em parceria com o Estado, ele informou que não tinha conhecimento do assunto, mas o senhor Jorge (representante da SEDUC) afirmou categoricamente que a reforma da EEMB será realizada com verbas somente do Estado.
Posteriormente concedida a palavra a Arouche, ele deu ênfase ao discurso de Ronaldo Batista, dizendo que realmente os alunos não estão aprendendo por falta de climatização nas salas de aulas onde ainda possuem telhas do tipo brasilit, que estão proibidas. Disse que está preocupado com discursos de reforma que não vem, pois já deveriam as autoridades estar entregando escolas,aumentando o número de unidades para acompanharem o crescimento populacional
O doutor Ricardo, referendou por três vezes o discurso do senhor Ronaldo Batista, por ter elogiado os professores pela nobreza do ensino, e pelo termo usado para os serviços da ECT, quando disse que tem a função social, ademais, elogiou a atitude do governo estadual por estar socorrendo ao município, bem como colocou-se a disposição para ajudar a Associação.
O último a falar foi outro Jorge agora da ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DA AGRICULTURA FAMILIAR, comentou sobre os desmandos, omissões do gestor municipal, e o abandono em que o município se encontra.

http://americanopara.blogspot.com/
fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários