Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sábado, 19 de março de 2011

NOTÍCIA QUENTE - LÍBIA JÁ ESTÁ SENDO ATACADA POR FORÇAS ESTRANGEIRAS


Forças de EUA, Reino Unido, França, Canadá e Itália começaram neste sábado (19) a atacar a Líbia para tentar impedir os ataques do governo do ditador Muammar Kadhafi a civis, segundo o Pentágono

premiê britânico, David Cameron, disse que forças britânicas já estão em ação na Líbia, depois de caças da Força Aérea da França terem destruído alguns tanques e veículos armados durante o primeiro ataque ao país. O número de veículos destruídos não foi confirmado.

Os ataques franceses começaram às 18h45 locais (13h45 de Brasília), anunciou em Paris .O chanceler da França, Alain Juppé, disse que a ação militar na Líbia vai continuar nos próximos dias, até Kadhafi, contestado por uma revolta popular há um mês, cumprir as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, aprovadas na quinta-feira, de cessar ataques a civis..

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que a violência na Líbia deve terminar, mas disse que seu país não vai tomar parte na ação militar.

A Rússia lamentou a "intervenção armada estrangeira na Líbia", em um comunicado do porta-voz do ministério russo das Relações Exteriores, Alexandre Loukachevitch.

ataque líbia versão 1 (Foto: Arte G1)








COMENTÁRIOS DO BLOG:

A economia da Líbia depende basicamente do sector petrolífero, preenchendo cerca de 30% do Produto Interno Bruto, além de ser responsável por 95% das exportaçõeS. Os rendimentos proporcionados pelo petróleo, e o facto de a população ser reduzida, faz com que este país tenha o maior rendimentos per capitade África. Desde 2000, a Líbia tem registado taxas de crescimento favoráveis e a taxa de crecimento do PIB estimada para 2010 é de 10.6%.

COMO PERCEBE-SE ESSA INTERVENÇÃO NA LÍBIA NÃO É PURAMENTE HUMANITÁRIA, MAS ECONÔMICA OBSERVA-SE QUE A BASE DE PRODUÇÃO DAS GRANDES POTÊNCIAS AINDA É O PETRÓLEO E A LÍBIA É UM DOS PRINCIPAIS PAISES EXPORTADORES DA MATÉRIA PRIMA. FAZENDO UMA ANÁLISE NÃO TÃO PROFUNDA POSSO DIZER QUE ESSE IMPASSE DE POTÊNCIAS JÁ ACONTECEU ANTERIORMENTE E TERMINOU COMO TODOS NÓS SABEMOS: MORTE, DESTRUIÇÃO E CAOS ISSO EM DECORRÊNCIA DA 1ª E 2ª GUERRA MUNDIAL, DESTARTE ACHO PROVÁVEL - QUE DEUS NOS LIVRE- O INÍCIO DE UMA 3ª GUERRA MUNDIAL.

Após bombardeios, avião é abatido em Benghazi, reduto dos rebeldes líbios. (Foto: Anja Niedringhaus / AP)

Avião Kadhafi abatido.

Enorme bola de fogo e fumaça surge após queda do avião em Benghazi. (Foto: Anja Niedringhaus / AP)


Rebelde líbio faz sinal de vitória ao chegar à fronteira de Benghazi (Foto: AP)Rebelde líbio faz sinal de vitória ao chegar à fronteira de Benghazi (Foto: AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários