Tecnologia pode permitir que instruções sejam repassadas para células
Desenvolvido a partir de DNA, robô foi criado por cientistas do Wyss Institute, da Universidade Harvard
São Paulo - Cientistas do Wyss Institute, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, criaram um nano-robô feito com partes de DNA capazes de transportar moléculas para dentro de células do corpo humano.
Leia Mais
- 17/02/2012 | Suíços desenvolvem 'salivômetro' para cocaína
- 17/02/2012 | Cientistas descobrem funcionamento de canais de sódio
- 17/02/2012 | Astronautas da ISS fazem primeira caminhada espacial do ano
- 17/02/2012 | Padilha diz que Lula não irá ao sambódromo
Essa tecnologia pode permitir que instruções sejam repassadas para células. Portanto, pode representar um grande passo para a Medicina, já que no caso de células cancerígenas, por exemplo, podem se autodestruir pela apoptose, ou seja, morte celular programada.
O robô foi criado sob a forma de um barril aberto, cujas duas metades são ligadas por uma dobradiça. O método apelidado de DNA origami foi desenvolvido com base na ação de algumas das células de defesa do corpo humano, conhecidas como glóbulos brancos. Ele utiliza formatos tridimensionais de DNA e é o primeiro a usar fragmentos com o objetivo de transmitir mensagens moleculares.
O recipiente pode conter vários tipos de cargas. Portanto, ele pode incluir moléculas específicas com instruções codificadas, que podem interagir com a superfície de células de sinalização de receptores. Durante os estudos, as células de linfoma e de leucemia câncer foram atacadas.
Segundo os cientistas, a vantagem do uso do DNA como meio transportador está no fato do material ser biodegradável e compatível com o nosso corpo.
fonte: Exame.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário