Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

Comunidade de Santa Izabel - "NOVA JERUSALÉM- AbandonadaM


Nova Jerusalém, onde a prefeitura nunca passou

Aqui a água é do poço "boca aberta" ou do rio Caraparu.

A falta de condições para trabalhar reflete-se nas moradias.

Interior da Igreja do Evangelho Quadrangular, onde nos reunimos.


Domingo passado, dia 18, visitamos a comunidade Nova Jerusalém, no ramal 5 pontas. Para quem não sabe esta comunidade fica às margens do rio Caraparu e, indo pela estrada Santa Izabel-Bujaru, o ramal entra próximo à escola "Francisca Félix", da beira rodovia até chegar na comunidade são aproximadamente 5 quilômetros.
Esta comunidade lembra muito a antiga segregação da África do Sul, onde os negros moravam em guetos. Ela fica encravada entre o rio Caraparu e uma vistosa fazenda. Enquanto nesta sobram terras para o pastoreio do gado, lá não há onde plantar uma roça.
A economia da comunidade, conforme me falou a pastora Lúcia, baseia-se no programa bolsa-escola; há quem trabalhe vigiando algumas casas de veraneio.
Em Nova Jerusalém falta de tudo. Não tem escola, posto de saúde, o ramal é ruim e para piorar, a fazenda deixou um verdadeiro caminho para a comunidade transitar, entre duas cercas de arame, não permitindo que dois carros se cruzem.
A prefeitura por lá nunca andou, conforme falou um morador. Verdadeiro abandono.
Reunimos com vários moradores e levamos-lhe a esperança de que outra Santa Izabel é possível, basta para isso valorizarmos o homem, antes de colocarmos valor nas coisas.

Fonte: Blog do Cidadão Izabelense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários