Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Curiosidades: Washington, a capital da maçonaria

Existe uma teoria conspiratória que diz que a capital dos Estados Unidos, Washington, foi planejada segundo princípios maçônicos. De acordo com essa formulação, na disposição das ruas e prédios da cidade seria possível identificar o desenho de símbolos utilizados da sociedade secreta, como o esquadro, o compasso e o pentagrama. A teoria se baseia no fato de o primeiro presidente americano, George Washington, ter sido maçom e ter contratado para projetar a cidade um arquiteto e engenheiro francês chamado Pierre L’Enfant, que supostamente também seria membro da organização. Para os defensores dessa tese, os presumíveis símbolos impressos no traçado da cidade seriam uma prova da influência secreta exercida pela maçonaria sobre o governo dos EUA desde a fundação do país, no século XVII.

Casa do Templo Casa do Templo

A sede do Rito da Maçonaria é a única construção comprovadamente ligada à fraternidade que faz parte do roteiro da Washington maçônica. Adeptos da teoria conspiratória observam que o templo se situa sobre a Casa Branca no mapa da cidade, em uma linha reta. Esse seria mais um indício da ascendência da maçonaria sobre o governo americano.

Casa Branca

Casa Branca

Segundo a teoria conspiratória, a residência do presidente dos EUA é o ponto onde dois símbolos maçônicos se enconttram em Washington. A Casa Branca seria, ao mesmo tempo, a ponta de uma das pernas do compasso que parte do Capitólio e a ponta de um pentagrama invertido formado pelo traço das ruas ao norte do prédio Esse pentagrama seria uma prova da influência não só da maçonaria mas também do ocultismo no planejamento da cidade.

Monumento a Washington Monumento à Washington

O grando obelisco que domina paisagem de Washington não faria parte do traçado maçônico da cidade, mas seria, ele mesmo, um símbolo instalado pela sociedade secreta no coração dos Estados Unidos. A fraternidade atribui alta carga simbólica ao obelisco, e a pedra fundamental do monumento foi colocada por um grupo de maçons na primavera de 1848.

Memorial de JefersonMemorial de Jefferson

O monumento em homenagem ao terceiro presidente americano Thomas Jefferson, foi construído entre 1939 e 1942. Segundo a teoria da Washington maçônica, ele seria a ponta da outra perna do compasso, que começaria no Capitólio. De acordo com essa ideia, tal perna seria interceptada por um dos segmentos do esquadro formado pelo prolongamento imaginário das avenidas Washington e Louisiana.

Capitólio - Washington Capitólio – Wasshington. EUA

O Congresso dos Estados Unidos seria o coração da Washington maçônica, por sua localização e história. Em 18 de setembro de 1793, o próprio George Washington, vestido com os trajes de “pedreiro livre”, assentou a pedra fundamental do edifício. Segundo a teoria conspiratória, o prédio corresponderia à cabeça de um compasso cujas pernas se estenderiam até a Casa Branca e o Memorial de Jefferson.

Veja Pentagrama:

Pentagrama da Washington Maçônica Pentagrama

fonte: revista História Viva. ano VI. nº 71

fonte: blog Histoblog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários